top of page
Benefícios e Utilizações

Desde que a Realidade Virtual (RV) surgiu tem sido utilizada em diversos campos :

  • Área dos videojogos (Zyda, 2005; Meldrum, 2012)

  • Treino Militar(Alexander, 2017)

  • Projetos arquitetónicos(Song, 2017)

  • Educação (Englund, 2017)

  • Aprendizagem e treino de habilidades sociais (Schmidt, 2017)

  • Simulações de procedimentos cirúrgicos (Gallagher, 2005)

  • Auxílio aos idosos, tratamentos a nível psicológico são outros dos campos em que a RV está a crescer fortemente (Freema, 2017; Neri, 2017).

Efetivamente, a Realidade Virtual atraiu muito interesse das pessoas nos últimos anos. Tornando-se um novo paradigma na interface do usuário, oferecendo também muitos benefícios em diversas áreas de aplicação . Esta tecnologia oferece uma maneira muito fácil, intuitiva e poderosa no que diz respeito à interação entre o humano e o computador. Esta facilidade está relacionada com o facto do utilizador poder observar e manipular todo o ambiente virtual, sem precisar de aprender uma interface de utilizador muito complicada.

Muitas empresas investem bastante no desenvolvimento e na construção de protótipos. Vejamos o exemplo da máquina “bulldozer”. Usando a Realidade Virtual a empresa poderia verificar a viabilidade e a ergonomia da sua máquina e rapidamente fazer algumas alterações sem gastar dinheiro na sua construção. Outro exemplo são os simuladores de voo, pois estes garantem uma oportunidade aos seus utilizadores de ganhar experiência sem as consequências que poderiam existir num caso de um erro. Por outro lado, também em situações mais banais do nosso dia a dia a RV pode ter um bom impacto. É o caso do auxílio no tratamento de fobia, já que esta tecnologia permite ao ser humano enfrentar as suas fobias sabendo que se encontra num mundo virtual.

Todas estas aplicações e todos estes benefícios podem ser estendidos infinitamente. O facto é que com o desenvolvimento de “data highways” todos os utilizadores no futuro poderão alugar uma linha na rede (como o telefone ou a televisão) e ligarem-se, assim, ao seu escritório virtual por exemplo (através de um computador equipado com um HMD). Com estes avanços a RV tem todas as condições para se tornarem algo tão do quotidiano como os telefones ou televisões.

bottom of page